google-site-verification: googlef111c7123d09b9ba.html
Subscribe:

Ads 468x60px

.

domingo, 19 de agosto de 2012

Vozes Contra a Globalização



(Espanha,2006-2007, +/- 60 min cada parte - Direção Carlos Estévez)
Documentário em sete partes, de cerca de uma hora de duração cada uma, fruto de conversações mantidas entre o diretor da Série, Carlos Estévez e 54 personalidades relevantes, provenientes de âmbitos distintos.
Vozes Contra a Globalização combina as filmagens em diferentes lugares do mundo, com arquivos documentais, crónicas de informativos, trabalhos cinematográficos de directores como Win Wenders, Avi Lewis, Pino Solanas, Jorge Drexler, poemas de Mário Benedetti e a actuação de Loucas de Pedra, de Pernambuco/Brasil.
Outras das vozes da série são os economistas Jeremy Rifikin (EEUU), ecologistas como o espanhol Ramon Fernandez Duran, o relator das Nações Unidas para a Fome no Mundo, Jean Ziegler, o ex-portavoz do Fórum Social de Gênova, Vitório Agnolletto, o Prêmio Príncipe de Astúrias, de Ciências Sociais, Giovanni Sartori, o especialista em Química Atmosférica, James Lovelock, o Analista Social José Vidal Beneyto, entre outros.

Parte 1 - Os Senhores do Mundo


 Neste primeiro capítulo de Voces contra la globalización: Los Amos del Mundo, intervêm,  Ziegler, Negri, Held, Taibo, Bové, Saramago, Mayor-Zaragoza, Manu Chao, Pérez-Esquivel , George, Nair, Vidal-Beneyto, Fariñas-Dulce, Houtart, Mernissi, Agnoletto, Galeano, Casaldáliga, Solanas, Lewis, Ramonet y Sartori.

Quem são os autênticos “senhores do mundo”, o megapoder concentrado das corporações privadas transnacionais, o roubo que supõem as privatizações, a pilhagem que o neoliberalismo realizou na Argentina, a génesis da resistencia dos piquetes, o escândalo dos paraísos fiscais, o “pensamento único” e a sua luta feroz contra a soberanía popular.

Download Parte 1 com legendas embutidas

Parte 2 - A Estratégia de Sinbad


Neste segundo capítulo de Voces contra la globalización: La estrategia de Simbad, intervêm, por esta ordem: Negri, Taibo, Ziegler, Mernissi, Maiga, Bove, Mayor-Zaragoza, Chao, Fernández-Durán, George, Jiménez, Agnoletto, Ramonet, Botey, Nair, Sartori, Fariñas, Vidal-Beneyto, Saramago, Rifkin y Galeano.

Analisa o novo panorama laboral no mundo – as transferências das fábricas para países de 3° Mundo, as grandes fábricas de produção mundial (China e Índia), a imigração, a perda do Estado Social na Europa, as privatizações, a perda dos direitos dos trabalhadores, a victória da economia especulativa sobre a economia produtiva e a política económica neoliberal.

Download Parte 2 com legenda embutida

Parte 3 - O Mundo de Hoje



Neste terceiro capítulo de Voces contra la globalización: El Mundo de Hoy intervêm Galeano, Mernissi, Pérez-Esquivel, Nair, Botey, Casaldáliga, Held, Negri, Goodman, Saramago, Houtart, Ziegler, Wenders, Mayor-Zaragoza, Ramonet y Manu Chao.

Dedicado quase exclusivamente à  criminosa agressão contra o indefeso povo iraquíano: O medo como estratégia, o Deus do Occidente, a desculpa do 11-Setembro, o petróleo como factor explicativo, terrorismos diversos, a idade da mentira, a pilhagem generalizada.

Download Parte 3 com legenda embutida

Parte 4 - Um Mundo Desigual



Neste quarto capítulo de Voces contra la globalización: Un Mundo Desigual intervêm: Ziegler, Ramonet, Negri, Wenders, Nair, Galeano, Goodman, Held, Pérez-Esquivel, Taibo, Jiménez, Mayor-Zaragoza, Agnoletto, Lozano, Aguilar, Carreras, George, Alonso, Chao, Bové, Fariñas, Sartori, Botey, Saramago, Zerzan.

A tragédia da fome, pobreza dentro do mundo rico, África em sangue, binomio pobreza-doença, as patentes sobre vacinas e medicamentos, o roubo da divida externa, os subsidios à exportação, soberanía alimentar, publicidade e consumo.

Download Parte 4 com legendas embutidas

Parte 5 - Caminho da Extinção



Trata do aquecimento  global, a  perda de milhões de espécies, a  insensibilidade dos políticos e a  despreocupação dos cidadãos ante um panorama que levou já ao alarme de ciêntistas de todo o mundo que dizem : que a forma de vida de uma parte da humanidade vai condenar toda a espécie.

Há uma polémica acerca do aquecimento global, razão porque em alguns círculos é já designada como alteração climática ,mas independentemente do que se diga, creio que o ponto em comum é que não se deve sobre explorar o planeta e que podemos viver sem produzir tantas coisas que não necessitamos na realidade...

Download Parte 5 com legendas embutidas

Parte 6 - A Longa Noite dos 500 Anos


Neste sexto capítulo de Voces contra la globalización :  La larga noche de los 500 años intervêm: subcomandante Marcos, Ignacio Ramonet, Francoise Houtart , Pedro Casaldaliga, Eduardo Galeano, José Bove, Diocelinda Iza, Pérez Esquivel, Ignasi Carreras, Vitorio Agnoletto, Sami Nair, José Saramago y Susan George analizam como a globalização está acabando com as identidades culturais e com o meio de vida das comunidades indígenas no mundo.
 Este capítulo analiza o ressurgir dos movimentos indigenas na América Latina, o poder das transnacionais que se apoderam da terra cultivável e das florestas, com a sua biodiversidade, a biopirataria, à  privatização de quase tudo e o  fenómeno dos líderes carismáticos como Hugo Chávez, o subcomandante Marcos ou Evo Morales que ergueram a bandeira  contra esta forma de globalização.

Download Parte 6 com legendas embutidas


Parte 7 - O Século das Pessoas



O sétimo capítulo, que fecha esta série de documentários, foca os eventos de Seattle e Gênova, mostrando o Fórum Social de Porto Alegre e de Caracas, questionando se outro mundo é possível, assim como será esse mundo que está nascendo.

Download Parte 7 com legendas embutidas

1 comentários:

Enviar um comentário